Foi divulgado no site da Prefeitura do RJ uma entrevista com especialista sobre os cuidados para se evitar problemas no meio de multidões em especial nos blocos. Reproduzimos a entrevista e acrescentamos um item fundamental quanto a precaução com a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST’s.
Reprodução da entrevista do especialista no Site da Prefeitura do RJ - acesse aqui
Foto de Paulo Múnia - Bloco Viralatas - Reprodução do Site Prefeitura
“O Carnaval 2012 está chegando e o Rio de Janeiro se prepara para receber os inúmeros blocos de rua que enchem de alegria os milhares de foliões de todos os cantos do mundo. E quando se fala em carnaval é difícil não lembrar das multidões que acompanham os desfiles, seja pelas ruas ou praças públicas. Mas para cair na folia de maneira mais segura e evitar qualquer problema convidamos o especialista em gestão de multidão, Fernando Saldanha, que nos deu algumas dicas úteis.
A primeira coisa a se fazer é tentar se familiarizar com o local. Para isso a dica é usar o googlemaps para conhecer o itinerário do bloco. Uma boa ajuda é obter essas informações através do nosso site de carnaval, onde os blocos estarão localizados por um mapa interativo.
Segundo Fernando, o que as pessoas devem procurar em eventos com grande quantidades de pessoas é ter o mínimo de conforto. “O conforto neste sentido deve ser pensado como o espaço de um guarda-chuva. Se a pessoa consegue obter esse mínimo de espaço no meio do bloco, com certeza irá se sentir mais segura”, afirma o especialista.
No entanto, sabemos que por vezes é difícil ter esse espaço ideal. A dica então é ter paciência e tolerância com esbarros ou encontrões, além de procurar acompanhar o ritmo do desfile. “O ideal é que as pessoas acompanhem o bloco no mesmo ritmo. Quando isso não acontece é comum que as pessoas sejam pressionadas e tenham desconforto”, comenta Fernando, que ainda diz que outra forma de evitar problemas é não largar nenhum tipo de objeto durante os blocos, pois estes representam obstáculos para quem vem atrás.
Para os blocos infantis, é imprescindível identificar as crianças com algum tipo de adesivo ou cartão, além de nunca sair de perto delas e evitar lugares muito cheios.
Dicas básicas para se dar bem no Carnaval de Rua1- Fazer uma identificação prévia do local onde está e se familiarizar com ele.
2- Evitar locais onde esteja desconfortável. Caso se sinta preso ou pressionado, opte por se afastar um pouco do palco ou do trio elétrico.
3- Procurar localizar os organizadores (Agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar). Estas pessoas estarão prontas para tirar qualquer dúvida, tais como: onde pegar um táxi ou transporte público e até onde estão os banheiros.
4- Evitar carregar mochilas ou grandes objetos, mesmo que adereços.
5- Preferir roupas com bolsos fechados para evitar perder objetos pessoais.
6- Levar apenas um documento de identidade.”
Como o carnaval é um momento de muita diversão e oportunidades, é também apontado como o período de maior contágio por Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, a SAPE entusiasmada com as idéias básicas apresentadas pelo especialista Fernando Saldanha, acrescenta um item com o objetivo de conscientizar a todos a ficarem bem com sua saúde no meio da folia.
“Não saia de casa sem levar a sua camisinha, seja para você usar ou oferecer ao parceiro, independente da idade, sexo, raça e orientação sexual. Curta o carnaval com camisinha, em qualquer situação. É bom para sempre."
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Como curtir a folia com segurança - em meio a multidões
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário