sábado, 28 de abril de 2018

Hoje é o Dia mundial da boa ação


Hoje é o dia Mundial da boa ação! Compartilhamos, a bela homenagem que recebemos da Unirio Inclusiva, Unirio , com os amigos que sempre doam parte de sua solidariedade para as ações da @sapeamigos em prol das crianças assistidas.


"Aproveitamos para lembrar atividades realizadas no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - HUGG, da nossa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, envolvendo todas as idades! Temos os palhaços do Programa Enfermaria do Riso, que são alunos da Escola de Teatro e levam alegria e leveza para todos os pacientes; o grupo Renascer Unirio, projeto voltado à qualidade de vida do idoso; e a equipe multidisciplinar do Hospital, em conjunto com a Sociedade dos Amigos da Pediatria - Sape Amigos, que sempre lembram de nossos pequenos hóspedes! O dia é hoje, mas a atitude é constante! "
Unirio inclusiva, Unirio para todos! Compartilhe essa ideia!

domingo, 22 de abril de 2018

Nosso Sábado tiveram a presença de figurinhas carimbadas e de novos amigos

O Sábado Solidário da SAPE, realizado ontem (14abr) foi o momento especial de sempre. Muita solidariedade, troca de ideias, cafezinho e biscoitos!



Nossa rede de apoiadores se fez presente! A resposta ao nosso chamado para doação Leite de fórmula especial (Nestogeno 1 e 2) deu resultado, conseguimos arrecadar 142 latas, considerando o latão de 800gr como 2 unidades de 400 gramas. A doação de leite em pó integral não ficou atrás, com uma arrecadação de 410 latas e ainda tivemos 159 itens de complementos alimentares infantis, fora os dois KIT de enxoval do Projeto Cheguei, tô indo pra casa sendo um para os recém-nascidos e outro para as crianças de seis meses.


Envolvidos no SSS de abril, tivemos um total de 59 pessoas entre presentes e aqueles que preferiram fazer o depósito bancário. Dois amigos que são “figurinhas carimbadas” nos SSS, tiveram imprevistos e não puderam ir, mas não nos tiraram do coração. Um antecipou sua entrega na sexta-feira e outro postergou para segunda, mas está valendo como se fosse do sábado. Vários outros, num total de 18 amigos, fizeram credito bancário, por não terem tido condições de comparecer ou que por decisão pessoal preferem fazer contribuições por meio de depósito bancário diretamente na conta corrente da SAPE.

Além da presença dos tradicionais doadores, dos motociclistas, dos amigos da Fiorenza  - Concessionária VW e os depósitos bancários recebidos dos amigos alinhados a nossa causa, um outro destaque deste sábado foi a chegada de novos doadores. Destacando a amiga Martha da Prefeitura do RJ e o Dr. Bruno que fizeram uma campanha com expressiva arrecadação de 253 latas de leite integral. Amigos novos, que que vêm reforçar nossa rede de apoiadores que chegaram a nós por intermédio do Prof. Ferry, Diretor do HUGG. 

Todos que não puderam comparecer ao Sábado Solidário e ainda queiram fazer sua doação para esse mês, podem fazer entregando-a diretamente na SAPE, que fica localizada na ala da Pediatria do Hospital Gaffrée e Guinle (com entrada pelos fundos do hospital na Rua Silva Ramos, 100) ou podem fazer a doação por depósito bancário na conta corrente da SAPE no Banco do Brasil (001). Agência 0093-0, Conta 41418-2.

O próximo Sábado Solidário vai ser dia 12 de maio.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Entenda a polêmica que envolve o PrEP, profilaxia pré-exposição ao HIV

Ministério da Saúde e Fiocruz divulgaram nota nesta segunda (2) de repudio à reportagem da revista Época, que tratou do assunto no último domingo

Foto: Justin Sullivan/Getty Images

A revista "Época" do último domingo traz na capa uma reportagem que recebeu críticas do Ministério da Saúde, Fiocruz, organizações não-governamentais e centros de pesquisa do HIV no país.

Com o título “A outra pílula azul”, o texto aborda o tratamento de PrEP, profilaxia pré-exposição ao HIV, realizado por meio de um medicamento antirretroviral capaz de proteger o organismo contra o vírus HIV.

A reportagem afirma que o tratamento tem sido utlizado por homossexuais que, com ele, se sentem seguros o suficiente para deixar de usar a camisinha e aumentar consideravelmente o número de parceiros sexuais.

A reportagem gerou reações imediatas. Uma delas foi a nota de repúdio publicada nesta segunda-feira (2) pelo Ministério da Saúde. Leia a nota na integra clicando aqui

A carta é assinada pela diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Adele Schwartz Benzaken. No texto, a pasta afirma ter constatado com “perplexidade” que a reportagem “envereda por um terreno minado de insinuações, julgamentos e estigma – e que confunde o leitor com a desinformação”.

Leia mais clicando aqui

Referencia: Portal R7
SAÚDE - Gabriela Lisbôa, do R7 - 03/04/2018 - 17H26 (ATUALIZADO EM 03/04/2018 - 17H55)